Pesquisar neste Blog e na Web

domingo, 31 de julho de 2011

Os números da depressão no mundo

   Estima-se que o transtorno depressivo afeta cerca de 121 milhões de pessoas no mundo todo. A depressão severa pode levar ao suicídio e é responsável por cerca de 850.000 mortes todos os anos. Uma nova pesquisa publicada na revista BMC Medicine compara condições sociais com a depressão em 18 países.
   A pesquisa foi realizada pela Organização Mundial da Saúde e contou com a colaboração de diversos pesquisadores para investigar a prevalência da depressão no mundo. Para ser diagnosticada com um Episódio Depressivo Maior (EDM) uma pessoa deve preencher cinco de novos critérios, que incluem tristeza, perda de interesse ou prazer na vida, sentimentos de culpa ou baixa auto-estima, sono perturbado, problemas de apetite, falta de energia e dificuldades de concentração.
   Baseando-se em entrevistas detalhadas com mais de 89.000 pessoas, os resultados mostraram que 15% da população de países ricos (comparados com 11% de países em desenvolvimento) possui tendência de desenvolver depressão em algum momento da vida, sendo que 5,5% apresentavam o transtorno no último ano. Os EDMs eram mais frequentes em países ricos (28% comparado com 20% dos países em desenvolvimento) e eram especialmente altos na França, nos Países Baixos e nos Estados Unidos. O país que apresentou menor índice de depressão foi a China (12%) mas em contraste os episódios depressivos mostraram-se muito comuns na India (quase 38%).
   Alguns aspectos mostraram-se transculturais - nos países estudados, as mulheres apresentaram em geral o dobro de chance de ter depressão do que homens, e a perda de um parceiro, seja por morte ou divórcio, mostrou-se também ser um importante fator. No entanto, a questão da idade variou muito de país para país.
   A profª Evelyn Bromet comenta que "Esse é o primeiro estudo que utiliza um método padronizado para comparar depressão e EDMs em diversos países e culturas. Nós mostramos que a depressão é uma preocupação significativa de saúde pública em todas as regiões do mundo e está fortemente associada a condições sociais. Compreender os padrões e as causas da depressão pode ajudar em iniciativas globais na redução do impacto da depressão nas vidas dos indivíduos e da sociedade."
   Os resultados referentes ao Brasil demonstram que, no último ano, cerca de 10,4% da população sofreu com um episódio depressivo maior. Foram avaliadas 5.037 pessoas moradoras de São Paulo. Os pesquisadores estimaram que 44,8% da população já apresentou pelo menos uma vez na vida algum transtorno mental.
   A depressão é um problema sério no mundo atual, e estudos como esse nos ajudam a pensar sobre como podemos prevenir e tratar o transtorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...