Pesquisar neste Blog e na Web

sábado, 7 de maio de 2011

Mulher deprimida pode pôr fim a relacionamento, diz pesquisa

 Depressão diminui a capacidade do casal em perceber os sentimentos e necessidades do parceiro

Sabia-se que a depressão poderia desencadear uma série de fatores negativos, mas que a era capaz de pôr fim a um relacionamento é uma informação inusitada. A constatação é resultado de um estudo realizado com 50 casais, no qual foi identificado pelos pesquisadores que a depressão diminui a capacidade do casal em perceber os sentimentos e necessidades do parceiro, o que faria com que as mulheres se afastassem da relação gradativamente.

Todos os entrevistados tiveram que responder um questionário para avaliar os níveis de depressão. Em seguida, suas percepções interpessoais foram testadas no laboratório e no dia a dia. Dos 50 casais heterossexuais, alguns eram casados e outros apenas moravam juntos, mas tinham mais de cinco anos de relacionamento.

Na fase de estudo, os pesquisadores gravaram as conversas nas quais os casais tinham a missão de dialogar durante 12 minutos e deveriam solicitar ajuda do parceiro. Depois, os papéis se invertiam: quem pedia ajuda deveria ajudar. Ao final, o casal assistiu ao vídeo e cada um anotou seus sentimentos durante o teste e os sentimentos que captaram do parceiro.

Os testes foram feitos em casa, cada um tinha seu diário e deveria descrever, durante 21 dias, os estados de ânimo e sentimentos sobre o relacionamento, tanto seus como de seus parceiros, em uma escala de cinco pontos. Os dados foram entregues aos pesquisadores que analisaram os resultados.

Segundo os pesquisadores, quanto maior a depressão das mulheres, menor sua percepção para com o parceiro. Em casos de homens depressivos, eles não tinham suas percepções afetadas, o que significa que sua depressão não interferia tanto no relacionamento.

— É importante destacar que a pessoa com depressão volta-se somente para o seu sofrimento, o que dificulta a percepção do outro, neste caso o parceiro — explica a psicóloga Denise Marcon.

Nas análises dos diários dos casais, os pesquisadores notaram que as mulheres deprimidas tinham a sensibilidade comprometida e isso afetava os parceiros. Para evitar que o desgaste chegue ao ponto extremo é aconselhável buscar ajuda, nesse caso, podendo até ser terapia de casal.
PORTAL EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...