Pesquisar neste Blog e na Web

terça-feira, 3 de maio de 2011

Psicopatas sofrem com ausência de empatia de forma semelhante a pessoas com lesão cerebral frontal

   As pessoas diagnosticadas  como psicopatas  têm  dificuldades em demostrar empatia, assim como pacientes que sofreram traumatismo craniano frontal. Isso tem sido demonstrado em um novo estudo da University of Haifa, em Israel "Nossos resultados  mostram que as pessoas que têm sintomas de psicopatia  se comportam como se sofressem de uma lesão cerebral frontal" disse a Drª Simone  Shamay-Tsoory, que conduziu o estudo.
   A psicopatia, ou Transtorno de Personalidade Anti-Social, é um transtorno de personalidade cujos sintomas incluem o comportamento anti-social extremo e a provocação de danos intencionais aos outros, incluindo uma falta de compaixão e empatia. Uma explicação existente para tal comportamento sugere incapacidade de compreender a existência de emoções nos outros. No entanto, o fato de muitos psicopatas atuarem com sofisticação e enganação com o intuito de prejudicar os outros, indica que eles realmente têm uma boa noção da capacidade mental dos outros - e são capazes de usar esse conhecimento, a fim de  prejudicá-los.
Uma pesquisa anterior realizada  pela  Drª.  Shamay-Tsoory  analisou  indivíduos  com traumatismo craniano frontal, ou seja, danos em partes do cérebro que são responsáveis pelo funcionamento emocional. Ela demonstrou  que pessoas que sofrem este tipo de dano cerebral têm dificuldades para demonstrar empatia. Tendo observado a presença de uma deficiência  emocional semelhante no comportamento psicopata, ela  partiu para ver se há de fato uma semelhança entre os dois casos.
   O presente estudo avaliou 17 pessoas  que tinham sido diagnosticadas por psiquiatras como psicopatas  -  e não portadoras de qualquer lesão cerebral conhecida; e outros 25 indivíduos que sofreram lesões do lóbulo frontal. Cada um dos participantes foi submetido a um teste computadorizado a fim de se analisar a capacidade cognitiva para reconhececimento de sentimentos em outros e a capacidade de demonstrar  empatia  pela emoções de outras pessoas. Eles também foram testados  para  calibrar  sua capacidade de entender os pensamentos dos outros . Os resultados destes testes mostraram que ambos os grupos demonstraram  uma dificuldade semelhante  em  mostrar  empatia, quando  dois grupos de controle de indivíduos sem  doenças mentais conhecidas ou lesões cerebrais e indivíduos com lesões cerebrais não-frontais, ambos mostraram resultados diferentes, com capacidades positivas de empatia.
   "Ver como o comportamento psicopático é semelhante ao de uma pessoa com lesão cerebral, pode sugerir que ela poderia se beneficiar de  formas  similares  de  tratamento,"  observou a Drª Shamay-Tsoory.

FONTE: Physorg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...