Pesquisar neste Blog e na Web

sábado, 20 de agosto de 2011

Mulheres alcoolistas

Situação mais ou menos comum para o voluntário do CVV é apoiar homens alcoolizados, principalmente nos finais de semana. Entretanto, há algum tempo percebemos uma mudança significativa nesse panorama: mulheres também começam a telefonar em "visível" estado de embriaguez.
Endossando esta constatação, a Folha de S. Paulo, de 03 de setembro de 2007, num artigo de autoria da jornalista Cláudia Collucci, intitulado Cresce Alcoolismo entre mulheres, chama atenção para esse fato responsável por sérios prejuízos à saúde da mulher.
Diz a reportagem que "o número de mulheres dependentes do álcool que procuram tratamento cresceu 78% nos últimos três anos no estado de São Paulo, segundo levantamento em unidades públicas de saúde".
Pesquisas indicam que, em 20 anos, aumentou muito a proporção de mulheres alcoolistas no país. Era uma mulher para cada dez homens. Agora é uma para três. Além disso, o organismo feminino metaboliza o álcool de forma diferente da dos homens e, por isso, elas sofrem mais rápido os efeitos nocivos da bebida.
Para os especialistas, a mudança do estilo de vida das mulheres, que as deixa sobrecarregadas de trabalho e estressadas é um dos fatores preponderantes para o aumento do alcoolismo entre elas.

O fenômeno preocupa por dois motivos:

a) a mulher é mais vulnerável ao álcool e tem problemas mais cedo;
b) a indústria de bebida tem investido em propagandas para elas.
Estudo da Secretaria Estadual da Saúde mostra que o número de mulheres dependentes nos Centros de Atenção Psicossocial passou de 17.816 (2004) para 31.674 (2006).
O psiquiatra Sérgio Ramos, presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas, diz que os homens levam 15 anos para ter problemas no fígado e as mulheres, cinco. As alcoolistas também sofrem mais riscos de desenvolver doenças cardiovasculares, câncer de mama, osteoporose e distúrbios psiquiátricos que podem levá-las à ideação suicida e até mesmo a perpetrar o ato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...