Pesquisar neste Blog e na Web

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Um em cada três bebedores abusivos se torna dependente de álcool


   Um estudo liderado pela psiquiatra Camila Magalhães Silveira, do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo, demonstrou pela primeira vez em números o risco de uma pessoa que abusa do álcool desenvolver a dependência pela substância.
   A taxa encontrada é bastante alta: um em cada três consumidores abusivos de álcool desenvolve a dependência crônica, popularmente conhecida como o alcoolismo propriamente dito.
   A pesquisa, feita com 5.037 pessoas na região metropolitana de São Paulo, foi publicada na Alcohol and Alcoholism, revista oficial do Conselho Médico em Álcool do Reino Unido.
   Muitas vezes pode parecer uma tarefa complicada realizar a distinção entre o uso moderado, o abuso e a dependência do álcool. No Brasil, é bastante comum o padrão de consumo conhecido como fiesta drinking, que se configura como o consumo exagerado nos fins de semana. O psicólogo Luciano Oliveira, em entrevista à Folha, comenta: "A cultura não é a do [beber] moderado, é a do ficar embriagado." Muitas vezes, é a partir desse consumo abusivo que vai se instalando a dependência química, uma dependência tanto fisiológica quanto psicológica.
   A psiquiatra Camila Silveira, comenta: "O diagnóstico de abuso é uma ótima oportunidade de reduzir o número de dependentes. As medidas para reverter o problema são mais fáceis [do que na dependência] e as taxas de sucesso, maiores". Por isso, é importante que as pessoas passem a ser mais atentas aos padrões de consumo de álcool, pois ao se detectar o abuso, medidas mais efetivas podem ser tomadas para se evitar a dependência, que acaba sendo um quadro muito mais difícil de ser tratado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...