Pesquisar neste Blog e na Web

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Música, emoção e cérebro

Música e emoção caminham juntas.

E nada como caminhar junto da música
Uma pesquisa feita pela McGill University revelou o que está por trás da sensação mágica que sentimos ao escutar uma boa música: a dopamina, como músico profissional e futuro Psicólogo, garanto à vocês que isso é a mais pura verdade.

PET Scan
                                                                                                       
A dopamina é um neurotransmissor, conhecida como responsável pelo prazer no sexo e no uso de drogas. Na pesquisa, os cientistas pediram a 10 voluntários que trouxessem ao laboratório uma canção que eles amavam e lhe causavam “calafrios” de emoção. A reação cerebral das pessoas à música foi analisada com um exame chamado PETscan, onde mediram as emissões de dopamina numa estrutura chamada corpo estriado, que é subdividida em duas partes: a dorsal (relacionada à predição e ação) e a ventral (ligada ao sistema límbico, associado à emotividade). Com a música, a dopamina é liberada pelas duas àreas, pois existe um momento de antecipação antes do clímax emocional. Durante a fase de antecipação, dopamina é derramada no corpo estriado dorsal até que chegue o momento de clímax, o que causa uma reação na parte ventral de pura emoção. O estudo pode ser acessado aqui.
Há tempos eu dizia que minhas drogas eram músicas. Com esse estudo, acho que a comparação tem certo fundamento, visto que a música proporciona prazer de forma semelhante. Mas ela não tem efeitos colaterais negativos, é segura e saudável (claro, com exceção do vício extremo ou escutar música só no volume máximo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...