Pesquisar neste Blog e na Web

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Ver e experimentar violência faz com que as crianças acreditem que agressões são formas "normais" de resolver problemas


O contato constante com a violência aumenta a crença de que agressões são "normais"

   Quanto mais as crianças forem expostas a violência, mais elas começam a pensá-la como algo normal. E quanto mais a violência é entendida como normal, maior é a probabilidade delas agredirem outras pessoas.
    Essas foram as principais conclusões feitas por uma pesquisa publicada no Social Psychological and Personality Science. O estudo teve como amostra 777 crianças, com idades entre 8 e 12 anos. Os pesquisadores perguntaram a elas o quanto elas presenciavam violência na escola, na vizinhança, em casa ou na TV. Eles também pediram aos participantes se eles foram vítimas de agressões com perguntas do tipo "Com que frequência alguém bate em você em casa". Outro ponto avaliado foi se as crianças consideravam a agressão como um comportamento adequado, com afirmações do tipo "Algumas vezes você precisa bater em outras pessoas porque elas merecem". A seção final do questionário mediu o grau de agressividade da criança, baseado em suas auto-avaliações e no que os colegas achavam dela.
    Seis meses depois, eles questionaram as crianças novamente, perguntando as mesmas questões. Isso permitiu que os cientistas avaliassem se testemunhar violência - ou ser uma vítima dela - levava a maiores níveis de agressividade um semestre depois.
    As crianças que testemunharam violênca mostraram-se mais agressivas. Observou-se também que isso tinha um efeito "retardado": crianças que presenciaram violência na primeira fase se mostraram mais agressivas seis meses depois. O mesmo efeito foi percebido em crianças vítimas de alguma violência. Não foram percebidas diferenças significativas entre meninos e meninas nem se as crianças estudavam em escola pública ou particular.
    Observou-se que a constante exposição à violência nas mais variadas formas e ambientes parece "naturalizar" a violência para a criança. Os autores escrevem: "Pessoas expostas a uma pesada dieta de violência passam a acreditar que a agressão é uma forma normal de resolver conflitos e conseguir o que se quer na vida. Essas crenças diminuem suas inibições quanto a agressão contra outras pessoas."
    O artigo foi escrito por Izaskun Orue, Brad J. Bushman, Esther Calvete, Sander Thomaes, Bram Orobio de Castro e Roos Hutteman. Você pode lê-lo na íntegra clicando aqui (em inglês).

FONTES: Physorg e Monkey See, Monkey Do, Monkey Hurt: Longitudinal Effects of Exposure to Violence on Children’s Aggressive Behavior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...