Pesquisar neste Blog e na Web

sexta-feira, 22 de abril de 2011

O que é psicoterapia?

   Psicoterapia é um método de tratamento e promoção do bem-estar humano e social. Apesar de todo mundo pelo menos conhecer ou ouvir história de alguém que passou por um psicólogo clínico, muitas vezes não se tem real clareza sobre o que é a psicoterapia e o que não é. Aristides Volpato Cordioli cita algumas características principais das psicoterapias:

"- É um método de tratamento realizado por um profissional treinado, com o objetivo de reduzir ou remover um problema, queixa ou transtorno definido de um paciente ou cliente que deliberadamente busca ajuda;
- O terapeuta utiliza meios psicológicos como forma de influenciar o cliente ou paciente; 
- É realizada em um contexto primariamente interpessoal (a relação terapêutica);
-  Utiliza a comunicaçã0 verbal como principal recurso;
- É uma atividade eminentemente colaborativa entre paciente e terapeuta. (2008. p. 21)
   Ou seja: psicoterapia não é a mesma coisa que conversar com um amigo ou se confessar com um padre, como muitos podem afirmar. A psicologia é uma ciência, portanto difere da informalidade das conversas do dia-a-dia e das intervenções religiosas. Na terapia, o psicólogo deve se utilizar de técnicas desenvolvidas para a demanda do paciente, baseando-se em teorias e pesquisas para intervir. Mas o psicólogo também não trabalha sozinho: é fundamental o envolvimento também da parte do paciente, sua motivação, sua sinceridade e sua disposição para participar do processo. Por isso, é colaborativa.
   Também acho importante ressaltar que é um processo regido por diversas regras estabelecidas e fiscalizadas pelo Conselho Federal de Psicologia, como por exemplo o sigilo, que garante a confidencialidade das informações do paciente. O psicólogo clínico também deve ter uma postura ética e "neutra", ou seja, ele não está ali para "julgar" o paciente, e sim para acolhê-lo de forma respeitosa e ajudá-lo a encontrar soluções para a demanda.
   Não existe apenas uma abordagem de psicoterapia. A de orientação psicanalítica é um das mais famosas, mas existem muitas outras, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), que tem se desenvolvido bastante nas últimas décadas. Só para citar mais algumas abordagens populares, existe também a terapia humanista, o psicodrama, a logoterapia, a sistêmica, entre muitas outras. Até hoje, não ficou provado qual a "linha mais eficaz": todas esses tratamentos demonstram resultados positivos em pesquisas. Isso pode depender também da demanda do paciente. Por exemplo, em geral, a TCC obtém ótimos resultados no tratamento de transtornos como o Transtorno Obsessivo Compulsivo. A terapia de orientação psicanalítica  ou a logoterapia podem ser ótimas para momentos de crise interna. A sistêmica é excelente para conflitos conjugais. E por aí vai. Mas uma coisa já é provada: a psicoterapia em geral é uma prática eficaz (CORDIOLI, 2008).

    Também é muito comum se confundir a psicoterapia com outras "terapias": florais de bach, reiki, homeopatia, terapias reencarnacionistas, cromoterapia, etc. Essas práticas são chamadas "terapias alternativas" e nada tem a ver com a psicoterapia. Mas pretendo escrever mais sobre isso em outro post.
   

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Cordioli, Aristides V.; et al. Psicoterapias: abordagens atuais. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...